Natação - Competição

A competição do Departamento de Natação da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais é a actividade mais antiga desta secção. Sem piscina em Tomar até ao ano de 2003 os nossos treinadores e atletas utilizavam diariamente piscinas dos concelhos mais próximos, tais como a Piscina Municipal do Entroncamento e a Piscina do Polígono de Tancos.
Em 2003 com a abertura do Complexo Desportivo Municipal de Tomar, a Natação
de Competição da SFGP ficava com infra-estruturas, apesar de não ser proprietária da mesma, para desenvolver a sua actividade.
Na época 2010/2011, este departamento iniciou um projecto com vista a resultados de sucesso e afirmação na natação regional e nacional que se desenrolou e perdura com bons resultados.
Esta aposta começou com o ingresso no clube, para a função de Coordenador Técnico e Treinador da Equipa Principal, o Prof. Vasco Miguel Fortunato, Licenciado em Ciências do Desporto com especialização em Natação e Mestre em Educação Física. Foi nesta fase que se iniciou uma restruturação do modelo da Natação da SFGP, apostando essencialmente na captação de nadadores para o escalão mais jovem e formando os já atletas como nadadores de excelência. De forma a encarar este novo projecto como um desafio de elevar o nome da Natação da SFGP, e ainda, não menos importante, formar
jovens através da educação e bons princípios.

Actualmente a equipa principal, constituida pelos escalões de Infantis (11-13 anos), Juvenis (13-15 anos), Juniores (15-17 anos) e Seniores (17 e mais velhos), é constituída por 24 atletas e participa num grande leque de competições do calendário distrital e nacional de natação. Desenvolvemos ainda trabalho em mais dois escalões, os Cadetes e a Pré-Competição, tendo como responsáveis os Treinadores Luís Garcia e Mariana Sarnadas
respectivamente.
A Pré-Competição é um grupo em que os alunos entre os 7 e os 9 anos são integrados após estarem aptos no último nível de aprendizagem da Escola de Natação. Nele, os jovens nadadores são preparados para mais tarde integrarem o primeiro escalão de competição (Cadetes). Esta preparação tem em vista a componente técnica da Natação Pura Desportiva e formar estes alunos com as noções básicas de hábitos de treino, bom comportamento em grupo e gosto pela actividade competitiva.
Os Cadetes, como já referido, é o primeiro nível competitivo na Natação Pura Desportiva, os actuais 14 nadadores entre os 9 e os 11 anos participam circuito de torneios distritais onde podem ver os resultados do trabalho das sessões de treino realizadas. Neste escalão existe uma nova exigência relativamente ás questões do treino, tais como a pontualidade, a assiduidade e a compatibilidade entre a vida escolar e a natação. Os jovens nadadores, continuam durante esta fase a sua preparação técnica embora já comece uma preocupação ao nível do trabalho da componente física, como o desenvolvimento de uma base aeróbia e a estimulação da velocidade.